sábado, 20 de novembro de 2010

Entrevista com Ana Paula Bergamasco, autora do livro Apátrida

 Hoje tenho o prazer de trazer para vocês a entrevista com minha amiga e escritora Ana Paula Bergamasco, que escreveu o livro Apátrida. Então, aproveitem para conhecer um pouco mais sobre a autora e não deixem de participar do sorteio do livro Apátrida que está acontecendo aqui no blog.

1) Quem é Ana Paula Bergamasco?
O autorretrato é considerado como uma das maiores dificuldades que uma pessoa deve enfrentar. Prefiro uma saída pela tangente: sou mãe, escritora, advogada, professora e aluna. Persistente, ansiosa e estudiosa. Talvez  um defeito ou qualidade: acreditar no diálogo profundo e sincero entre as pessoas e na capacidade de se entenderem. Errando, reconhecer aquilo que feriu o próximo, enfrentando as consequências. Infelizmente, não possuímos a fórmula da ciência do perfeito, justo e certo, embora acredito que todos os seres humanos se esforcem para agir bem.     

2) O que pode nos contar sobre você?
Nasci em um fraterno lar. Cresci com dificuldades e felicidades. Tenho uma família unida, que me dá muitas alegrias. Enfrentei os obstáculos da vida, sem me apoiar nas muletas que me foram estendidas para parar. Devo isto aos meus pais: netos de italianos e espanhóis, nunca se deixaram esmorecer pelas pedras do caminho.  

3) Como surgiu o desejo de escrever um livro?
Através de uma pesquisa realizada para o Conselho Nacional de Pesquisa, na área de Direito Internacional, onde desenvolvi uma matéria ligada aos direitos do homem, e a necessidade de preservá-los perante o sistema jurídico internacional. Monografia esta que recebeu menção honrosa da USP e um prêmio. A questão era tão difícil e dolorosa (como o Holocausto e os Tribunais de Nuremberg e Tokio) que entendi que poderia levar o conhecimento jurídico e histórico para uma linguagem universal: o romance.


4) E como surgiu a idéia para escrever Apátrida?
Apátrida aflorou naturalmente, com muitos percalços, mas em decorrência deste estudo anterior.
 

5) Quanto tempo levou para terminar seu livro?
Quatro longos anos de pesquisa histórica e de formação da estrutura da obra.


6) Como foi para publicá-lo?
Muito difícil. Embora tenha sido finalista do Prêmio SESC de Literatura de 2009,  as grandes editoras requerem um longo prazo de espera para análise. Como eu já mencionei: sou ansiosa. Então, em parceria com a Editora Todas as Falas, publiquei o livro.


7) Já tem idéia pra uma próxima obra?
Sim, vou narrar a história da FEB, Força Expedicionária Brasileira.


8) O que você diria para quem ainda não leu seu livro?
Leiam as resenhas que estão disponíveis nos vários blogs e também no meu site: http://www.apatridaolivro.blogspot.com/, onde remeto aos links. Uma destas resenhas é bem interessante, pois realizada por um historiador, doutor pela USP. Se o tema interessar, leiam a obra. Não existe melhor leitor do que aquele que se identifica com o assunto do livro.


9) Gostaria de acrescentar alguma coisa?
Agradeço a oportunidade e uma boa leitura!


E eu agradeço muito a Ana Paula por conceder seu tempo em me dar esta entrevista e presentear meus leitores. Espero que vocês tenham gostado.
Beijos.

3 comentários:

  1. Adorei a entrevista!
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei!

    Depois dá uma passadinha no meu blog?!
    Beeijos
    http://houseofchick.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. cada vez que leio sobre esse livro fico mais curiosa para poder lê-lo!!!!
    muito boa a entrevista!!!
    beijoos

    ResponderExcluir
  3. Oi Eliane!
    Obrigada por visitar meu blog!
    ADOREI a entrevista que você fez com a Ana. :)
    O livro dela entrou pro hall de favoritos de 2010 *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.