quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Incentivo para autores nacionais


Recebí um e-mail da Parêntese Editora falando sobre a criação de um novo site onde  haverá todo um programa para acompanhar o autor nacional. Vou transcrever esse e-mail na íntegra e vocês entenderão o assunto.


Release para Livre Divulgação

Em 2011 será lançado o site www.autordelivro.com.br. O único site de orientação e apoio ao autor nacional, seja ele novato ou não, 100% gratuito. Dentre outras coisas, no site os autores poderão contar com:
- assessoria jurídica (âmbito editorial)
- assessoria gráfica
- assessoria editorial
- assessoria linguística
- análise de mercado para a obra
- análise crítica da obra
- análise de projeto gráfico (capa, diagramação, material promocional)
- publicação
- marketing editorial
- comercialização
- espaço para divulgação das obras
- assessoria de imprensa (mídia)
- tradução da obra para outros idiomas (venda de direitos)
- Enfim, tudo o que um autor nacional precisa mas que só consegue quando investe altas quantias (ou tem a sorte de ser selecionado por alguma editora)

E sabe qual será o custo para o autor? Nenhum! Isso mesmo. Nenhum... Uma vez cadastrado no site, o autor poderá interagir com a equipe de profissionais qualificados sempre que precisar sem gastar nenhum centavo. A sua única obrigação será a árdua tarefa de continuar escrevendo e publicando, sempre! Ah, e não é só para os autores da Parêntese Editora. É para todo e qualquer autor, afinal o importante é manter ativa a produção de obras nacionais em todos os segmentos editoriais (romance, técnico, suspense, teen e etc..).

Mas qual o motivo de todo o conteúdo do site ser totalmente gratuito? Simples, toda e qualquer editora precisa de duas coisas para funcionar: do Autor e do Leitor. Se apoiarmos e formarmos bons autores ao longo dos anos, com certeza sempre teremos (todas as editoras) bons leitores e para isso não há valor a ser ponderado. Uma premissa básica mas ignorada por muitas editoras que teimam em manter o foco de suas ações exclusivamente nos números.
Agora, se você é daqueles que “...desconfia quando a esmola é demais...” então, continue apenas batendo na porta das editoras! Caso contrário, aproveite essa fase inicial do projeto e envie suas dúvidas, sugestões e comentários para editor@autordelivro.com.br que eu e a equipe editorial teremos um imenso prazer em trocar idéias e informações com você e assim profissionalizar o seu trabalho editorial agregando valor a obra. Nesse primeiro estágio do projeto, nem todas as questões serão sanadas em virtude da relação “demanda de questões X disponibilidade de tempo”.
Não é um curso, não é uma escola, não é uma universidade... é um real apoio aos autores nacionais sem pedir nada em troca.
Enquanto o site está em construção e a equipe que atuará no projeto em formação, estamos a procura da mão-de-obra especializada bem como gostaríamos de receber e-mails com comentários diversos, sugestões (principalmente o que o autor gostaria de encontrar no site) e toda e qualquer informação que você autor julgue vital para criarmos uma ferramenta gratuita, eficaz e eficiente de apoio ao autor nacional.
Veja abaixo os profissionais que buscamos para fazerem parte do projeto (contratação):
- jornalistas
- redatores / publicitários
- profissionais de texto (revisores, preparadores, copy)
- editores (para várias editorias / áreas)
- profissionais de marketing (com conhecimentos na área editorial / gráfica)
- profissionais especializado em redes sociais (criatividade é de suma importância)
- profissionais de design editorial
- outros profissionais ligados a área editorial
- buscamos ainda colunistas (diversas áreas) e colaboradores diversos.
Aos interessados em trabalhar no projeto, envie CV para rh@autordelivro.com.br com o máximo de informação possível e, principalmente, com um texto sobre o seu interesse em trabalhar com autores nacionais. E-mails apenas com CV serão desconsiderados.
Jack St. Clara
Editor-chefe
Parêntese Editora

Quero aplaudir a iniciativa da Parêntese Editora em incentivar a publicação de novos autores nacionais. É louvável a preocupação em publicar novos autores e nos brindar com ótimos livros, onde nós, leitores, só temos que agradecer.

6 comentários:

  1. Nossa Eliane que bárbaro!!! É isso que falta para nossos autores conseguirem um espaço na prateleira dos "mais vendidos" nas livrarias e internet. Eu até me sinto envergonhada de não ler mais autores nacionais,mas na verdade eu não sei quais livros são bons, quem são os autores porque o marketing sobre eles não é feito. Meu pai assina a Istoé que tem a seção "cultura" e lá só mostra livros internacionais, é meio frustrante né?
    muito bacana, adorei!

    ResponderExcluir
  2. Achei ótima idéia! Realmente será muito bom este incentivo à novos autores.

    Estou participando de uma promoção deles!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei a ideia, muito legal mesmo.

    Espero que seja um sucesso. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliane! Tb achei bem legal!! Estou passando para dizer que já coloquei o seu blog lá no Retrospectiva Literária. Obrigada por participar e ajudar a divulgar! \o/ Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada a todas vcs pelos comentários.

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Eu já soube desse projeto. Achei realmetne maravilhoso!

    É importante incentivar os autores nacionais que estão produzindo obras cada vez mais deslumbrantes e mesmo assim tem pouco espaço no mercado.

    Amei o blog! *.*

    Bj
    Pri

    http://fatoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.