quarta-feira, 2 de março de 2011

Entrevista com Eliane Raye, autora do livro O Portal

Olá pessoal. Hoje trago uma entrevista com a querida Eliane Raye (minha xará), autora do livro O Portal e parceira do blog. Para quem ainda não viu ou quiser reler a resenha do livro clique aqui.

1) Quem é Eliane Raye? 
Eliane Raye é uma mulher apaixonada, perseverante e que adora beber coca-cola e comer chocolate!

2) O que pode nos contar sobre você? 
Sou uma mulher sonhadora e não parei enquanto não descobri o que realmente me encantava na vida. Me formei em odontologia. Era dentista durante o dia e cantava à noite. Já trabalhei com design gráfico e até  hotelaria. Não me conformo em "deixar a vida me levar". Devemos aceitar aquilo que não pode ser mudado, mas lutar pelos nossos anseios. Descobri na escrita minha verdadeira vocação e embora não viva exclusivamente dela, acho que é o sonho de todo escritor. Se um dia tiver êxito, prometo que conto o caminho das pedras (risos). 

3) Como surgiu o desejo de escrever um livro? 
Quando escrevi minha monografia de conclusão do curso de especialização em odontopediatria, surgiu a idéia de publicar meu primeiro livro técnico. Ficou lindo! São 100 páginas ilustradas explicando os primeiros socorros nos casos de acidentes envolvendo a boca e os dentes. Daí surgiu o anseio por escrever, escrever...e publicar. Muitas pessoas escrevem por anos e sentem-se inseguras em tocar o projeto até o fim. Publique! Todos nós temos muitas coisas importantes a dizer e com certeza, alguém para ler aquilo que escrevemos!

4) E como surgiu a idéia para escrever O Portal? 

O portal surgiu como um sonho. Um belo dia acordei, sentei ao computador e a história foi brotando dos meus dedos. Sempre gostei de ler romance de ficção e quando blog ainda era uma ferramenta desconhecida, mantive o meu por anos. Adorava escrever sobre a vida e seus mistérios! "O Portal" nasceu assim. Eu queria falar do lado maravilhoso do Rio de Janeiro em meio a uma trama de suspense. Queria que a história se passasse na cidade pela qual me apaixonei. Não tinha um roteiro em mente... os fatos foram surgindo das pesquisas, e os personagens da imaginação. Escrever é mágico...Não dá para descrever como, nem o porquê. Eu brinco dizendo que um dia eu caí da cama e virei escritora (risos).

5) Quanto tempo levou para terminar seu livro? 

Escrevi o livro em dois meses, mas levei mais de um ano fazendo correções, amadurecendo os diálogos e a personalidade dos personagens. É incrível como as coisas mudam com o passar do tempo, e as vezes, levamos anos para publicar um livro porque achamos que ele não está "pronto". O ser humano está em constante modificação, devido as diferentes percepções que adquirimos com o passar do tempo, e é normal nos depararmos com um texto que gostaríamos de mudar, pensando em fazer o nosso melhor. Maturidade é aceitar que não somos perfeitos, e que nossa obra nunca será. O nosso desejo é de que os livros, que nasceram dessa dedicação, levem todo o nosso esforço e paixão.


6) Como foi para publicá-lo? 
Foi uma luta (risos). Mas me diga se existe algum lugar onde a luta não é necessária? Tive que pesquisar muito, estudei o mercado editorial, colhi informações, depoimentos, fiz worshops... Mas foi uma luta prazerosa. Essa é a grande diferença quando se faz aquilo que se ama. Publiquei pela editora Usina de Letras, onde fui acolhida com carinho. Quando estamos iniciando  uma nova caminhada precisamos de muitas coisas, mas principalmente de amigos. Tenho certeza que escolhi a editora certa! 

7) Já tem idéia pra uma próxima obra? 
 Quando escrevi "O portal", pensei em fechar a história, mas tomei o cuidado de deixar pontos em aberto, caso a resposta do público fosse positiva e pedisse uma continuação. Os personagens são marcantes, têm uma personalidade forte e o romance vivido entre eles nos traz um desejo de imaginar como teria sido diferente se a protagonista tivesse optado por outras situações.
Sendo assim, o segundo volume já está em andamento e Elizabeth Macwood voltará com novas reviravoltas e histórias misteriosas.

8) O que você diria para quem ainda não leu seu livro?
  Eu diria para acreditar que naquelas páginas existe uma história repleta de mistério, amor, dúvidas e questionamentos, escrito por uma pessoa que depositou ali toda sua paixão. A literatura de entretenimento é um novo segmento no Brasil, e tenho certeza que os novos autores do gênero tem muito a dizer. Somos um país repleto de talentos, e para fazer deles um bestseller, como os estrangeiros, basta cada um de nós acreditar e virar a primeira página. 

9) Gostaria de acrescentar alguma coisa? 
Claro. Porque não agradecer à pessoas como você, que nos dão a oportunidade de estarmos mais perto do público, mostrando nossa vida, nossa obra e nossos anseios. Desejo toda sorte do mundo e todo o sucesso.

Que entrevista maravilhosa! Muito obrigada Eliane Raye por ter concedido um pouquinho do seu tempo e brindar meus leitores com um pedacinho da sua vida. Vou ficar aguardando ansiosa a próxima aventura de Elizabeth Macwood!
E se vocês quiserem entrar em contato com a autora cliquem http://elianeraye.com.br/ 
Espero que tenham gostado da entrevista. Deixem seus comentários!
Beijos!!




18 comentários:

  1. Bela entrevista! (...) E uma motivação para os novos escritores!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista a Eliane é um amor!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista Eliane! Parabéns e volume 2 a caminho será muito bem-vindo!

    Wilson Costa

    ResponderExcluir
  4. Entrevista muito legal! Bem que podia rolar um sorteio desse livro, hein? Achei muito legal a autora mostrar que É possível concluir um livro sem ter a história toda em mente logo no começo. Mostra que é possível se deixar levar pela própria obra, percebendo como a trama surge naturalmente... Muito bom.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Li e recomendo! Quem começa a ler O Portal só consegue deixá-lo de lado após decifrar todos os enigmas. É um livro que prende e surpreende a cada página. A autora usa e abusa da criatividade para jogar o leitor nas situações mais impossíveis, somente para se ter o prazer de sair de lá intacto!
    Leiam, devorem, já!

    ResponderExcluir
  6. Que autora mais simpática!
    Adoraria ler o livro dela!
    Parabéns pela entrevista Eliane e sucesso para a autora Eliane!

    bjuuus

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela entrevista Eliane!! A autora foi super simpática e adorei as dicas para os escritores.
    Acho muito bacana este post, pois assim a gente tem a oportunidade de conhecer novos autores nacionais.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  8. Ei Eliane,

    Adoro conhecer novos autores nacionais e a Eliane foi muito simpática, gostei muito da entrevista.

    bjo

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Eliane!
    Excelente entrevista da sua xará,ñ tem como não ficar interessado em conhecer e ler o livro dela e muito legal saber a luta dela que foi para publicar o livro.Abçs!
    @cotonho72

    ResponderExcluir
  10. Ah que lindo! Você não tem ideia de como comentários assim nos fazem continuar lutando! Obrigada mesmo...Estou muito feliz com o carinho de vocês! Mil beijos

    Eliane Raye

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Eliane!
    Parabéns pela entrevista.
    É sempre bom saber um pouco mais sobre os escritores, principalmente os brasileiros, pois isso mostra como a literatura nacional está crescendo cada vez mais.
    Ainda não li esse livro, mas fiquei morrendo de vontade de ler. xD

    BJss*
    livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Awww, adoreei a entrevista! Ela é super fofa *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  14. *-*
    Nossa, me identifiquei totalmente com a Eliane!! Eu também sou apaixonada por coca cola!!!
    E eu sou formada em turismo, ela trabalhou com hotelaria (a área que eu gostaria de seguir)!
    OMG, que show!! Hihihih!
    Ela é linda!!! Adorei!!! *-* O legal é que os autores surgem de umas profissões "nada a ver" né? Como acho maravilhosa a mente humana!!

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  15. Estou muito curiosa para ler O Portal, a entrevista foi bem legal! *--*
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Mas 100 páginas ilustradas explicando os primeiros socorros nos casos de acidentes envolvendo a boca e os dentes??? Como isso pode ser lindo? '-'

    ResponderExcluir
  17. Hahahaha. Tarsila, adorei sua pergunta. Ficou um trabalho muito bonito porque são ilustrações fofas e que tem como objetivo, ajudar na hora do acidente. Quando ficar pronto, mando umas imagens pra você. beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.