terça-feira, 8 de março de 2011

Resenha: Jogando por Pizza (John Grisham)

Olá pessoal. Hoje trago para vocês a resenha do livro Jogando por Pizza do autor John Grisham. Então vamos à sinopse e depois falarei o que achei do livro.

Sinopse

Rick Dockery era um perdedor nato. Terceiro reserva do time de futebol americano Cleveland Browns, ele errou três vezes nos últimos 11 minutos da partida contra o Denver Broncos e tirou de sua equipe a chance de participar do Super Bowl. Com o apelido de "maior mico do futebol americano de todos os tempos", só resta a Rick partir para outra. E ele escolhe a Itália como destino. Em Jogando por pizza, John Grisham surpreende o leitor com uma viagem de descoberta dos prazeres e sabores da Itália e prova que, nos tribunais ou em campo, ele é um insuperável contador de histórias, responsável por mais de 250 milhões de exemplares de livros vendidos em todo o mundo.

Antes de ser levado à região da Toscana, o leitor é apresentado ao protagonista Rick Dockery. Depois de permanecer apagado em uma cama de hospital por mais de 24 horas por conta de uma concussão, Rick descobre que é um jogador condenado a amargar o eterno anonimato, banido dos campos para sempre. Seu empresário, Ernie, tenta ao máximo recolocá-lo em um time da segunda divisão da liga. Depois de dezenas de telefonemas mal-sucedidos, ele consegue uma vaga para Rick no Panthers. Não o Carolina Panthers, dos Estados Unidos, mas sim o italiano Parma Panthers.

Sem saber nada do novo país e sequer uma frase de italiano, Rick chega à cidade como uma promessa. Para os Panthers, pouco interessa se o novo quarterback é o maior desastre da liga nacional norte-americana, pois ali ele é infinitamente superior a qualquer um dos jogadores que já tiveram. E eles esperam ganhar nada menos que o Super Bowl italiano. Deixando a frustração de lado, Rick vai aos poucos conhecendo melhor a cidade, a maneira como os italianos encaram a vida e, principalmente, as comidas parmigianas.

Grisham explica no epílogo do livro que o Parma Panthers realmente existe e faz parte da liga italiana de futebol americano. Apesar de não alcançar a divulgação que tem o futebol tradicional, o futebol americano na Itália tem fãs apaixonados e times que lutam de verdade para conquistar o campeonato. Para apurar os detalhes das partidas, dos longos jantares dos jogadores e da rotina de uma cidade como Parma, o autor contou com preciosas ajudas do time verdadeiro, dos jogadores americanos que vivem lá e dos próprios italianos.

Na passagem por Parma, o escritor foi o convidado de honra do prefeito na apresentação de Otelo, no Teatro Régio, experiência retratada no livro. Com tom leve e mostrando um pouco do que há de melhor na Itália, Grisham conduz o leitor num passeio por belas cidades, restaurantes e locais históricos, além de mostrar a integração de um típico norte-americano ao estilo italiano de viver. Assim, vai valer muito a pena ficar longe dos tribunais por uma temporada.

Resenha:   

Já lí vários livros de John Grisham e todos eles retratando um suspense de tribunal. Gostei da maioria deles e inclusive vi os filmes também. Agora, Jogando por Pizza é totalmente diferente do que ele costuma escrever e eu estranhei um pouco. A leitura realmente é agradável, você fica conhecendo bastante sobre a culinária local, o que me deu água na boca por várias vezes. E John discorre sobre o futebol americano, que eu não entendo lhufas e passei a entender um pouquinho. Porém, como estou acostumado com o ritmo eletrizante das suas obras anteriores, nessa leitura eu demorei um pouco a engrenar. Mesmo assim, recomendo a leitura do livro, é uma experiência agradável.

E fiquem ligados, em breve farei o sorteio do Jogando por Pizza.
Beijos!!

11 comentários:

  1. Olá, Eliane!! Achei maravilhosa a sua resenha e acredito que a história seja bem interessante mesmo. Apesar de não curtir futebol, gosto de história ambientadas na Itália.
    Tenha um ótimo feriado!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!Muito boa sinopse e a sua resenha,creio que o autor nos leva a conhecer um ambiente no qual não estamos habituados.
    @cotonho72

    ResponderExcluir
  3. Tentei ler um livro do John Grisham, uma vez, mas acabei abandonando. Agora o Submarino me surpreende com uma vitrine lotada de livros dele, e parece que o pessoal realmente está se interessando pela obra do autor. Quem sabe eu dê uma segunda chance a ele, por conta da sua resenha? Creio, contudo, que eu optaria por um livro que se passa em tribunais, já que gosto demais desse ambiente...

    =*
    Livros, Letras e Metas.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha e adorei o "ilhufas" rsrs eu também não entendo nada desse futebol!
    Vou ficar ligada no sorteio, quem sabe eu não ganho?!

    bjuuus

    ResponderExcluir
  5. Não sei por que motivo tenho um pé atrás com esse autor >.< Devo ser meio doida, quem sabe?! Mas a verdade é que já vi livros dele em promoção várias vezes e nunca me interessei por nenhum... quem sabe algum dia eu me anime a ler... mas ainda não me ganhou ^^ hehhhee

    ResponderExcluir
  6. Adorei o novo template!!!
    Coloquei vc no meu blogroll viu!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, tenho vontade de ler algo do autor mas até hj só assisti aos filmes baseados nos livros dele...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro dele, mas se bobear tem algum perdido aqui em casa, graças a minha mãe, hahaha.
    Esse livro parece interessante, mas ultimamente eu ando tão enjoada pra livros... tô preferindo uma coisa meio Stephen king, acho HAHAHA.

    xx

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliane.
    O livro parece ser bom mesmo. Nunca li nenhum livro desse autor e muito menos vi os filmes, mas vou procurar por eles.

    Bjss*
    Gabi Lima
    Livro, filme e cia

    ResponderExcluir
  10. Minha irmã também teve essa mesma reação quando leu Jogando por Pizza. Totalmente diferente da forma tradicional de escrever do Grisham. Nunca li nenhum livro dele. Não gosto do estilo, só gosto dos filmes. Sou apaixonada por O Juri e Tempo de Matar!
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito de "Nas Arquibancadas", do mesmo autor, que consegue acrescentar uma história de desencontros amorosos a uma trama baseada no futebol americano.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.