terça-feira, 12 de abril de 2011

Resenha: Narciso, tédio e fúria (Roque Neto)

Olá minha gente! Hoje apresento para vocês a resenha de Narciso, tédio e fúria, escrito por Roque Neto. Ele é parceiro do blog e mandou dois exemplares: um para mim e outro para eu sortear aqui para vocês. Portanto, comentem bastante que logo teremos sorteio!

Sinopse

Narrado em primeira pessoa, o texto nos conduz pelas diversas etapas da vida de Francisco, o protagonista da trama, filho de um relacionamento extraconjugal de seu pai e ironicamente adotado pela esposa dele. Quando o casamento do pai se desfaz, Chiquinho é vítima de violência por parte de seus irmãos e da indiferença de sua madrasta, o que o leva a fugir de casa aos 11 anos de idade. Sua vida muda quando ele é adotado pelo padre da cidade e sua irmã, alemães radicados no nordeste brasileiro, onde desenvolvem trabalhos sociais. Confiando em sua capacidade, a nova família lhe proporciona educação de qualidade, e o menino de inteligência notável e excelente desempenho segue os passos daquele que é sua referência de pai, tornando-se um seminarista que rapidamente se destaca entre colegas e a população de Esperantina. Contudo, a saga de Francisco não chegara ao fim. Logo ele se depara com uma terrível decepção que revela o lado sombrio de sua mente. Francisco sente um incontrolável desejo de vingança e passa a desencadear uma sequência de atos na intenção de atingir quem julga seus inimigos. Uma história repleta de reviravoltas, com o autor mantendo o leitor em constante tensão e suspense, guiado por Francisco pelos tortuosos labirintos da mente de um psicopata que almeja deixar sua marca cravada na história da pequena cidade piauiense. Jogando com vidas e desvelando segredos, o seminarista e professor é capaz de tudo para saciar sua sede de vingança. Na mesma vertente de obras historicamente consagradas, a trama se desenrola abordando temas como bullying no ambiente escolar, escândalos na igreja católica, aborto, jogo de interesses entre políticos e até crimes, mas com uma riqueza de detalhes que foge dos clichês e desafia a capacidade do leitor, totalmente envolvido pela sagacidade intelectual do personagem-narrador em atitudes surpreendentes de sua mente psicopata.

Resenha:


Um livro muitíssimo bem escrito e revisado. Roque Neto está de parabéns, pois conseguiu arrebatar a minha atenção o livro inteirinho. Apesar de saber o que esperar através da sinopse, a narrativa do livro é surpreendente. Como sou fascinada por histórias de suspense e crimes, fui conquistada por essa história. E é uma história que nos faz refletir sobre a vida, educação, política, entre outros. E é um livro narrado em primeira pessoa e acabamos sendo conquistados pelo protagonista: Francisco. Embora ele tenha sido capaz de atos hediondos, é de se refletir o que se passava em sua mente perturbada e como ele acabou ficando assim.  É um livro que recomendo muito, pois mostra mais um talento nacional que deve ser incentivado!


Se quiserem saber mais, cliquem http://www.narcisotedioefuria.com.br/#


Beijos!!

6 comentários:

  1. Oi, Eliane!

    Mais um autor nacional que conheço através do seu Blog. Sou fã da sua forma direta de resenhar. Você complementa perfeitamente a sinopse, nos mostra o que podemos esperar da obra e sempre nos deixa com o desejo de saber mais.

    Já anotei a dica aqui.

    Beijus *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliane! Gente, este livro deve ser lido por todos os jovens, já que trata do tema bullying no ambiente escolar.
    Muito boa sua dica e sua resenha está bem legal. Obrigada
    Tem um meme pra ti lá no blog, beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi amore!
    Voltei de viagem! Como é bom estar em casa de novo!
    Agradeço cada recadinho tão carinhoso que deixou no meu blog esses dias, fiquei emocionada com eles!

    É tão bom tb, chegar aqui e encontrar novidades tão legais!
    Gostei de conhecer esse livro ;)

    bjuuus

    ResponderExcluir
  4. Já li outras resenhas maravilhosas sobre esse livro - realmente parece muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Já li a resenha desse livro e já estou ansiosa!
    =D
    Bjs flor

    ResponderExcluir
  6. Oi Eli!

    Adoro livros de suspense. Esse pelo jeito, além de tudo é triste. Parece ser o tipo de livro que passa a idéia de que temos o bem e o mal dentro de nós. Adoro essa temática!

    bjus

    Flafli
    www.flafli.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.