sábado, 16 de abril de 2011

Resenha: Ser Clara (Janaína Rico)

Olá pessoal! Mais uma resenha quentinha pra vocês! Acabei de ler "Ser Clara" da Janaína Rico, autora parceira aqui do blog. Vamos então à sinopse e depois para a minha resenha.

Sinopse

Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida.
Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor.
Clara, Laura, João Thomas, Léo são personagens que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino.


Resenha:

Lí o livro rapidamente, para ser precisa em dois dias. Janaína tem uma narrativa que prende o leitor e eu ficava agoniada querendo saber mais sobre Clara. O livro discorre sobre a vida de Clara, suas dúvidas (que são muitas), sua independência, seus amigos, seus namorados. Achei muito bacana como Janaína nos mostra Clara, uma mulher como todas nós, com dúvidas e inseguranças, mas também segura de si, do que gosta de fazer, do amor por sua família etc. Enfim, quem pode entender uma mulher? Só outra mulher mesmo. Somos um tantinho complicadas né!
E o que achei muito legal foi Janaína ter mostrado um pouco do universo das pessoas com anorexia. E como muitas vezes, aqueles que nos rodeiam e quem amamos, está com problemas e nós não percebemos, ou não queremos enxergar. Como foi o caso da Laura, grande amiga de Clara. Janaína abordou o assunto de uma forma muito legal. 
E o amigo gay de Clara, o Chico? Achei muito bacana também. Foi bem estruturado e ela mostrou também um pouquinho do universo homossexual.
Agora, o namorado de Clara, o João Thomas, esse sim cativou meu coração. Que homem! Claro que tinha uns defeitinhos, mas suas qualidades compensavam! Leiam e me contem se não é verdade!
Bem, amei o livro, me divertí muito com as peripécias de Clara, e muitas vezes não concordei com suas decisões, mas fiquei torcendo para que tudo desse certo para ela e para Laura também. E o final do livro é digno de um filme americano! Amei!
A única coisa que me incomodou um pouco foram os palavrões e outros termos vulgares. Isso é pessoal, eu não gosto, mas nada que tire o brilho do livro. Mas eu preferia que não tivesse tais termos.
Recomendo muito a leitura de Ser Clara. Vocês vão adorar!


E se quiserem saber mais sobre o livro e sobre a autora, cliquem http://www.janainarico.com.br


Beijos!!

5 comentários:

  1. Li uma resenha desse livro semana passada, e assim como a sua eu achei bem interessante, além de ser inspirada em nós mulheres e com isso, sempre nos identificamos com a história.

    Eu também não gosto de termos chulos e vulgares, assim como palavrões. Já deixei de dar 5 estrelas para um livro por conta disso. Não é só você, flor. Isso me incomoda muito também.

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eliane!!
    Adorei a sua resenha! Assim como você, eu também não gosto de ver palavrões ou termos chulos nos livros rs. Mesmo assim, a história em si e os dramas vividos pelos personagens já chamam a atenção e parece mesmo ser um livro interessante.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua resenha - o livro parece ser bem interessante.
    A anorexia é um tema muito forte e muito sério...
    Eu não sou muito fã de palavrões nos livros não... mas em alguns, quando são de um ou outro personagem, eu até acho que fazem com que o personagem se aproxime mais da realidade. Mas não gosto quando é utilizado em demasia.

    ResponderExcluir
  4. Ai que bom meninas que não estou sozinha a respeito de não gostar de palavrões em livros. Obrigada pelo apoio, pra mim é muito importante saber que pensamos parecido. Um beijão para todas!

    Eliane

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.