quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entrevista com Loraine Pivatto, autora do livro Perseguição Digital

Olá pessoal! Hoje trago para vocês uma entrevista com a Loraine Pivatto, autora do livro Perseguição Digital. Eu já fiz a resenha do livro e se vocês quiserem ler, cliquem AQUI. Vamos conhecer um pouquinho mais dessa autora?

1) Quem é Loraine Pivatto? 

Sou uma gaúcha de Porto Alegre, que iniciei minhas atividades como escritora em junho de 2009, com o lançamento de Perseguição Digital, o meu romance de estreia.

2) O que pode nos contar sobre você? 

Atuo na área de Tecnologia da Informação (TI) há mais de dez anos. Sou formada em Informática, pós-graduada em Análise de Sistemas e trabalho como administradora de Banco de Dados. Mas além da tecnologia, sempre gostei das expressões artísticas, em especial o cinema, a literatura e a música. Adoro ouvir/ler histórias e gosto de refletir sobre assuntos polêmicos, comportamentos e emoções. Escrever me fascina. Criar personagens e situações, explorar os seus dilemas e conflitos, manipular os seus destinos, contextualizando-os num ambiente moderno, com problemas atuais, que façam com que as pessoas se identifiquem e reajam, é uma enorme fonte de prazer para mim.

3) Como surgiu o desejo de escrever um livro? 

Na verdade, eu nunca tinha tido o desejo de escrever um livro. Este surgiu com o Perseguição Digital, no momento em que visualizei que a história que eu tinha imaginado poderia ser escrita e transformada em romance.


4) E como surgiu a idéia para escrever Perseguição Digital? 


Surgiu da minha experiência com a Informática. Existem programas que servem para dar suporte remoto aos usuários, onde é possível monitorar os procedimentos que a pessoa efetua no seu computador e inclusive tomar o controle da máquina para alguma eventual correção. A tela do usuário é capturada e o técnico pode examinar o que está sendo feito (claro, com o consentimento do mesmo). E foi pensando nisso que veio a ideia da historia. Fiquei imaginando o estrago que poderia causar um programa desses nas mãos de alguém mal intencionado. Então criei a Joana, que mesmo não tendo a intenção de lograr ninguém, tinha um forte motivo para rastrear a vida daquele homem que tanto amava. O que poderia ser mais forte do que uma mulher ferida, com o coração estraçalhado? rsrsrs

5) Quanto tempo levou para terminar seu livro?


Em torno de 6 meses. 



6) Como foi para publicá-lo? 

Tive o assessoramento de uma editora de Porto Alegre, a Novos Peregrinos, no que diz respeito a edição da obra, revisão, impressão, registro na Biblioteca Nacional, ISBN, etc, e também à noite de lançamento, que ocorreu na Livraria Cultura, do Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, além da distribuição nas principais livrarias.

7) Já tem idéia pra uma próxima obra? 

Sim, eu já conclui o meu segundo romance, cujo título provisório é Preto no Branco. Para a elaboração deste, busquei ampliar meus conhecimentos literários e profissionalizar o meu trabalho. Durante todo o ano passado tive a consultoria do competente assessor literário James McSill (http://www.mcsill.net), que me ensinou muito sobre a elaboração de textos bem estruturados. Agora o original está começando a ser encaminhado às editoras para avaliação, e, portanto, ainda não sei dizer quando será lançado. Enquanto isso, já estou elaborando a trama do terceiro :-)

Em relação ao Preto no Branco, posso deixar com vocês, em primeira mão, uma sinopse:

"A cada nova flor no jardim, um novo perfume na vitrine. Márcia, a terceira flor da família De Angelis e uma das herdeiras da maior empresa brasileira de perfumaria e cosméticos, teria seguido os preceitos familiares, se não fosse por uma dolorosa revelação em sua infância.  Obrigada a abandonar precocemente a ingenuidade e o romantismo, e compreender que criar expectativas sobre alguém e depender do seu amor é o melhor caminho para a frustração e o sofrimento, a menina romântica tornou-se uma mulher prática, forte e sagaz. Dona de um caráter irrefutável, confiante, bela e sedutora, Márcia aprendeu a lidar habilmente com os homens, preenchendo o seu tempo com muito prazer e diversão, sem jamais se entregar a um relacionamento que não lhe oferecesse garantias. Sabia que o casamento dos avós, sua referência de felicidade, era uma raridade praticamente em extinção nos tempos atuais, mas nem por isso se submeteria a uma relação frustrada, por acomodação, medo ou insegurança. Se fosse para amar, teria que ser um amor completo, sem sombras da hipocrisia que tanto criticava a sua volta. Mas, nessa busca pela verdade, Márcia acaba por se deparar com surpreendentes revelações sobre a sua família e descobre que entre o preto e o branco há uma infinidade de matizes."



8) O que você diria para quem ainda não leu seu livro?

Gostaria de convidar a todos que lessem. Estou enviando dois exemplares para serem sorteados aqui no blog, na Promoção do Dia dos Namorados e desejo sorte a todos que participarem. Mas, aos que não ganharem, aviso que o livro está com um custo bem acessível nas livrarias Cultura, Saraiva e Cameron. Sugiro pesquisa de preço, pois há sites oferecendo excelentes descontos, como o Silociano, por exemplo (http://www.silociano.com.br).  Também está a venda no site da Editora Parêntese (http://www.parentese.com.br).  Para quem gosta de ler, fica a dica de presente para o dia dos namorados: uma história moderna e emocionante, que une paixão e tecnologia.
  


Beijos,
Loraine



E aí pessoal, o que acharam? Eu fiquei muito feliz em conhecer um pouco mais sobre a Loraine e sobre a sua vida como escritora. Quero agradecer muito a Loraine pelo carinho e atenção e desejo que sua carreira de escritora progrida e tenha muito sucesso! Já vou ficar aguardando o próximo livro, pois pela sinopse dá pra sentir que vai ser muuuito bom!

E teremos novidade aqui no blog. A Loraine propôs uma promoção bem legal, e no próximo post vocês vão saber qual é. Fiquem ligados então ok!

Beijos!!

3 comentários:

  1. Amei a entrevista
    Ela é autora parceria do meu blog
    E o livro dela é otimo
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro entrevistas com escritores, gosto de saber as agruras de se escrever e também o calvário para se publicar. Bjos pra vc Eliane e sucesso para Loraine.

    ResponderExcluir
  3. Que legal, não conhecia esse livro ainda, gostei da entrevista, vou anotar na lista o livro dela!

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.