terça-feira, 3 de maio de 2011

Entrevista com Maurício Gomyde, autor de O Mundo de Vidro

Olá pessoal! Mais uma entrevista com um autor nacional! Desta vez é com o Maurício Gomyde, autor do livro O Mundo de Vidro. Já fiz resenha do livro aqui no blog, e se você quiser ler clique aqui. Vamos então conhecer mais um pouquinho sobre o Maurício!

1) Quem é Maurício Gomyde?
R: Bom, sou uma pessoa normal, que tem todos os problemas e alegrias que todas as pessoas tem. Apenas tenho essa mania, ou vício, sei lá, de inventar histórias. rs Gosto de compor também, sou músico. Moro em Brasília, mas nasci em São Paulo.

2) O que pode nos contar sobre você? 
R: Eu gosto realmente de escrever. É uma arte que, a cada dia, descubro como mais prazerosa. Sempre toquei, e achei que me realizaria só na música. Mas que bom que descobri essa vontade de colocar no papel as histórias. São histórias que dificilmente viveremos na vida real, então é como "brincar de deus", no sentido de decidir o destino das personagens. Minha rotina inclui, por isso, acordar todos os dias às 5 horas da manhã pra escrever, atualizar blog, responder recados, emails, twitter. Adoro muito, e recomendo a quem gosta muito de escrever e tem medo.

3) Como surgiu o desejo de escrever um livro? 
R: Sempre escrevi, desde pequeno. Um dia, naturalmente, a gente começa a escrever alguma coisa e pensa que pode dar um livro. Tem que ter coragem, e persistência. O resto é questão de ajuste, de ter sorte de achar uma boa história.

4) E como surgiu a idéia para escrever O Mundo de Vidro? 

R: Eu comecei a escrever uma história do nada, sem saber pra onde ia. Eram os emails que "Ela" recebe no meio do livro. Depois de ter escrito quatro ou cinco emails eu decidi que aquilo podia ser uma meta-história, e não a história principal. Quem já leu, vai entender... rs.

5) Quanto tempo levou para terminar seu livro? 

R: Eu escrevi rápido, acho que nuns dois meses e meio, mais ou menos. Mas depois passei o resto do ano burilando, acrescentando, tirando. A gente nunca sabe quando tá pronto. Um belo dia a gente decide abandonar a história e jogar o filho no mundo pra ver no que ele vai virar. rs

6) Como foi para publicá-lo? 
R: Eu fiz tudo independente. Lancei uma editora, chamada Porto71. Na verdade, é uma EU-ditora. rs Eu mesmo diagramo, meu irmão faz a capa, eu corrijo, publico, divulgo. Prefiro assim. Com a internet, hoje, é mais fácil fazer assim.

7) Já tem idéia pra uma próxima obra? 
R: Estou terminando o segundo livro, e lançarei em novembro. Não posso adiantar ainda, porque não está totalmente pronta, mas só digo que está ficando bem legal. É outro romance, uma ideia legal que tive. Assim que tiver mais informações, mandarei pra você dar uma nota por aqui. Acho que a partir do meio do ano vou fazer uns teasers e uns book trailers pra preparar o lançamento.

8) O que você diria para quem ainda não leu seu livro?
 R: Bom, que eu espero que tenham a oportunidade. Não tenham "medo" de ler livros de autores nacionais. Há muita coisa boa sendo feita por aí. O Skoob é um ótimo lugar pra se achar muita coisa interessante. E pros que tiverem a oportunidade de ler, desejo que se divirtam, que se emocionem. O livro é bem leve, tem uma história que vão gostar.
 
9) Gostaria de acrescentar alguma coisa?

R: Gostaria de imensamente agradecer a você, Eliane, pelo espaço, agradecer ao "Leituras de Eliane" pela abertura do espaço. Sempre que quiser, pode contar comigo. Sucesso pra você e espero que todos seus leitores apreciem a entrevista e seus posts sobre literatura.


Gente, achei as respostas do Maurício muito bacanas. É tão bom saber do processo de "criação" de um livro! Achei muito interessante! 

E eu agradeço ao Maurício por ter concedido esta entrevista aqui para o blog, por sua parceria e carinho e fico aguardando o próximo livro, que acredito será tão interessante quanto O Mundo de Vidro.


E vocês queridos leitores, o que acharam da entrevista? Comentem, deem sugestões, que na medida do possível atenderei a todos!


Beijos!!

4 comentários:

  1. O meu está garantido só falta ler mesmo. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da entrevista, já troquei alguns recados com o Mauricio no skoob, e ele foi muito simpático, o livro então nem se fala é ótimo, fiquei suspirando no final e estou aguardando com ansiedade o próximo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista Eliane! Estou ansiosa para ler o livro do Maurício Gomyde, O Mundo de Vidro. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O livro do Maurício é fabuloso e super engraçado! Eu amei!
    Gosto demais de conhecer mais um pouco dos autores com as entrevistas!

    sucesso Maurício e parabéns por esse espaço Eliane!

    bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.