segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resenha: Revisitando Apátrida (Ana Paula Bergamasco)

Olá pessoal! Hoje vou fazer uma postagem diferente. Vou revisitar um livro que lí e já fiz resenha aqui no blog. Porém, como fiz essa resenha em setembro de 2010 e estava bem no comecinho do blog e ainda não tinha muito experiência em escrever, achei que a resenha ficou a desejar. Portanto, hoje vou fazer uma resenha decente rsrs!


Acredito que muita gente já leu este livro: Apátrida de Ana Paula Bergamasco. Tenho visto muitas resenhas pela blogosfera literária. Então, como costume, deixarei aqui para vocês a sinopse do livro e depois, segue a minha resenha.

Sinopse:
Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.





Resenha:


Apátrida é um livro forte, comovente e emocionante. Eu já li muitos livros que falam sobre a II Guerra Mundial. E nunca deixo de ficar chocada com o que aconteceu. Entretanto, lendo Apátrida, fiquei emocionada pela história de Irena, essa polonesa tão cheia de vida. É claro que é uma ficção toda a história de Irena e seus parentes, entretanto, é uma história que realmente poderia ter acontecido. Afinal, a autora pesquisou muito bem sobre os fatos da II Guerra e creio que pode ter existido pessoas como Irena, Jacob, Rurik, Jan.
Apátrida é um livro denso, onde você, querendo ou não, acaba mergulhando no âmago das personagens e sofrendo com elas. É um livro que faz chorar, não há dúvidas, pois a crueldade humana não teve limites, e pensar que tudo aquilo realmente aconteceu, me faz estremecer. Porém, a mensagem que Ana passou através da sua personagem Irena e de outros, é de nunca desistir. Embora não enxergando um futuro promissor, Irena nunca desanimou. E os valores éticos e morais que carregava consigo é um alento para nós nos dias de hoje. Se formos refletir sobre todos os valores passados pelas personagens do livro e aplicarmos um pouquinho no nosso dia-a-dia, nossa vida será bem diferente.
Quem lê Apátrida deve se preparar para ler e refletir. Não é um livro para passatempo. É um livro para ler e pensar. Absorver os fatos históricos e trabalhar para que fatos como aqueles nunca mais aconteçam. E absorver todo o sentimento de amor que o livro passa. Pois o que impulsiona Irena é o amor que ela sente por sua família e a esperança de alcançar dias melhores.
Para mim Apátrida é o melhor livro escrito por uma autora nacional nos últimos tempos. Espero que as editoras se atentem a este fato. Nossos autores nacionais estão aí para serem publicados. E muitos tem qualidades excepcionais, muitas vezes obliterando autores internacionais. Apátrida é um exemplo disso.
Livro recomendadíssimo!!


E se vocês quiserem saber mais, acessem http://apatridaolivro.blogspot.com/


Beijos!!

6 comentários:

  1. Ah eu não li esse livro AINDA, mas depois de seu comentário fiquei muito curiosa!!!

    ResponderExcluir
  2. Apátrida é realmente muito bom, gosto especialmente da imparcialidade da autora, não mostrou só um lado da guerra, mas todos eles, acho que além de ser um livro sobre a segunda guerra mundial é acima de tudo um livro sobre preconceito e intolerância em todos os sentidos possíveis.
    Sua resenha ficou muito boa parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eliane, tudo bem?

    É sempre bom ler as suas tão bem faladas resenhas! Fico feliz que resolveu "revisitar" Apátrida.

    As suas palavras são sempre generosas para comigo.

    Um grande e afetuoso abraço, Ana

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Eliane! Já li Apátrida e me emocionei muito com a história. Chorei de soluçar. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tenho ouvido falar bastante desse livro últimamente. No começo não tive muita vontade de ler, agora já tenho. Quando conseguir vou levar em conta o que você falou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro. Ele já tá aqui na minha estante me esperando! :D Adoro livros de superação em guerras, acho muito legais ;)

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.