sábado, 30 de junho de 2012

Resenha: A menina que não sabia ler (John Harding)

Olá pessoal! Sumida eu né! Ah gente, estou com uma nhaca para escrever. Mas não abandonei o blog não. Continuo aqui só que mais devagar.


E hoje trago a resenha do livro A menina que não sabia ler do John Harding. Este livro eu peguei na biblioteca aqui perto de casa (sou doida né! tanto livro pra ler aqui em casa e eu ainda vou pegar emprestado!) 


Vamos conferir a sinopse e depois o que eu achei do livro ok!


Sinopse - A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding

 

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?


Resenha


 A narrativa do autor me conquistou. Apesar de após os primeiros capítulos a história não ter muito a ver com o título, a história me conquistou. O nome original do livro é Florence and Giles, e realmente é muito mais apropriado do que o título brasileiro. Afinal, logo no começo, apesar da proibição do tio, Florence aprende a ler sozinha, depois que descobriu a biblioteca.


A narrativa é toda composta por Florence, mas não fica cansativo, pelo contrário, a leitura flui muito bem. Mas aos poucos, fui percebendo nas entrelinhas que Florence não contava tudo. Sua vida era o irmão Giles, e ela faz tudo para protegê-lo. E é aí que entra a imaginação que ela aprendeu através da leitura. E os planos que concebe, meu Deus, são perfeitos. Não posso contar aqui o que acontece, pois quero deixar vocês, meus queridos leitores com vontade de ler o livro, mas no final, para mim, Florence se destacou como uma pequena psicopata. E vocês só entenderão se lerem o livro!


Beijos!!

10 comentários:

  1. Olá Elaine,

    Estavamos com saudades das suas resenha, esse livro esta na minha lista, agora com a sua resenha tenho certeza que é um ótimo livro....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É eu li esse livro e não gostei. Não gostei porque Florence tem atitudes de louca e uma mente maquiavélica e cruel... fiquei cheia de perguntas a respeito de varias coisas mencionadas no livro e que ao fim não se obtem respostas. Odiei o final, assustador e terrivel.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A tempos tenho esse livro na minha estante, preciso colocar ele na minha lista de livros para ler logo.
    Tenho visto resenhas que tem me deixado bem curiosa, a sua só me deixou mais.
    Parabéns pela objetividade.

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me deixou, digamos, MEGA curiosa. Já queria ler o livro, agora sinto que preciso lê-lo hehehe. Além de tudo, acho a capa dele especial, gosto mt!

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Vc é uma ótima resenhista, nossa, vc me ajudou mt !

    ResponderExcluir
  6. To escrevendo anonimo pq eu naum tenho nenhuma conta, mas meu nome é Ellen, essa que acabou de escrever anonimo, e ta escrevendo de novo, rsrsrs'

    ResponderExcluir
  7. A minha opiniao sobre esse livro e que, nunca li nada tao diferente!
    E incrivel como com o passar dos capitulos, agente vai percebendo que tem algo de errado na historia. O final e inesperado, ate assustador, sabe rs pela frieza mas... vale apena ler!
    Nunca mais se esquecerão desse livro, lhes garanto! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Elaine!Meu nome é Maria fernanda,tenho 11 anos e sou maluca por livros!É a primeira vez que eu acesso o seu blog e amei viu.Vc está de parabens por fazer um ótimo trabalho nas suas resenhas.
    Com amor,Maria Fernanda.

    ResponderExcluir
  9. Ola Elaine, encontrei seu blog por acaso, mas já adorei.
    Acabei de ler " a menina que não sabia ler" e tive a mesma conclusão que você: psicopata. A historia foi maravilhosa porém o final deixou muito a desejar. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei o livro e, apesar do título parecer insignificante, o considero de puro marketing, já que a curiosidade é maior em lê-lo do que se fosse apenas Florence e Giles.

    Para quem ainda não o leu, não deixe se levar pelas primeiras páginas que são um pouco cansativas e sem novidades, mas o desenrolar da história faz você ficar presa ao livro ou imaginando como irá lê-lo e desvendar o mistério...

    Um ótimo roteiro para um filme não acham?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.