sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Resenha: Por que eu amei (Roque Neto)


Olá pessoal! Hoje vou falar sobre o livro Por que eu amei, do escritor Roque Neto e publicado pela Editora Dracaena.

Já resenhei um livro do Roque aqui no blog, Narciso tédio e fúria, se vocês quiserem conferir, aqui está o link da resenha: http://leiturasdeeliane.blogspot.com/2011/04/resenha-narciso-tedio-e-furia-roque.html

Vamos conferir a sinopse e depois deixo a minha opinião sobre o livro.


Sinopse - Porque Eu Amei - Roque Neto

Às vésperas de ser nomeado bispo e realizar o grande sonho de sua mãe, padre José Lucas se apaixona pela primeira vez. Seu relacionamento com Thomas lhe proporciona as delícias e as incertezas do primeiro amor, e uma pausa na rotina de suas atividades religiosas. Entretanto, aquilo que separa as duas faces de sua vida será colocado à prova quando os segredos que os amantes escondem um do outro forem revelados. José Lucas deverá tomar uma decisão: assumir sua verdadeira identidade ou continuar realizando os desejos de sua mãe, a quem, aliás, o jovem padre não consegue contrariar. “Porque eu amei” é uma parábola sobre a necessidade de fazer escolhas, assumir consequências e, finalmente, se tornar aquilo que sempre sonhou ser. Em sua segunda obra literária, Roque Neto lança a patamares ainda mais altos sua habilidade de surpreender leitores e fazê-los famintos daquilo que está por vir. Publicado pela editora Dracaena, “Porque eu amei” tem o Prefácio escrito pelo autor americano Lev Raphael.



Resenha

Roque Neto escreve muitíssimo bem. Sua escrita é fluida e prende o leitor do começo ao fim. Por que eu amei foi assim, prendeu minha atenção pela bela elaboração da história e por me deixar chocada com os eventos narrados na mesma. 

E porque isso? Roque Neto trata de um tema muito difícil que é a homossexualidade dentro da igreja católica. A história é muito bem contada, alternando lembranças de José Lucas (que nos esclarecem como ele chegou a se tornar padre) e eventos atuais de sua vida.

A única coisa que ficou faltando a meu ver, foi mais paixão de José Lucas por Thomas. Quero dizer, eu não consegui sentir isso lendo as passagens relacionadas a eles. Fiquei com a impressão que não havia tanto amor assim em José Lucas. E ele como personagem também não conseguiu me cativar, diferentemente do Francisco, personagem principal de Narciso, tédio e fúria, que era um personagem visceral.

Entretanto, todas as questões levantadas por Roque Neto neste livro nos fazem refletir sobre nossos preconceitos e sobre as situações criadas no livro. É um livro que merece ser lido e discutido amplamente.

Recomendadíssimo!

Beijos!!

2 comentários:

  1. Oi Eliane!
    Quando li a sinopse já fiquei interessada na história.
    Vou procurar pelo livro. xD

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu não conhecia o livro, mas sua resenha despertou interesse em mim *-* Se eu tiver oportunidade, com certeza lerei!

    Leeh - hangoverat16.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.