domingo, 1 de setembro de 2013

Eu voltei! Garotas de vidro

Olá gente! Quanto tempo! Quero me desculpar com vocês por ter estado tanto tempo distante!

É que passei por diversos problemas e acabei deixando o blog de lado. Também estava um pouco insatisfeita com o formato do blog e estou repensando a forma dele.

Mas enquanto isso, trago para vocês a minha opinião sobre um dos livros que li neste período. Pois fiquei longe do blog mas não deixei de ler!

 

É o livro Garotas de Vidro, da autora Laurie Halse Anderson, e publicado pela Editora Novo Conceito. Então vamos à sinopse e depois o que achei do livro.


Sinopse - Garotas de Vidro - A verdade nem sempre é o que enxergamos - Laurie Halse Anderson

Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 



Resenha


Quando comecei a ler o livro, fiquei bem chocada com o rumo da história, mas acabou prendendo demais a minha atenção e em dois dias já tinha terminado de ler.

A autora nos mostra um cenário extremamente doentio sobre essas meninas, que a todo custo querem se manter magras. Mas é um cenário verdadeiro, dado o que a mídia nos impõe diariamente: se não for magra você nunca será feliz, bem-sucedida etc, etc.

Embora Laurie Halse Anderson não tenha explorado esse lado da midia, ela realmente nos mostrou a realidade dessas meninas. E mesmo com todo a ajuda que Lia recebe, enquanto ela própria não decide se ajudar, ela vai se afundando cada vez mais.

Este livro não é para quem procura um passatempo, uma leitura leve. Pelo contrário, é uma leitura difícil, dolorosa, mas que prende até a última página.

Beijos!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.