quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Resenha: O Arquiteto do Esquecimento de Marcos Bulzara

Oi gente! Finalmente acabei de ler o Arquiteto do Esquecimento. Cheguei à conclusão que ler vários livros ao mesmo tempo não dá. Vou ver se paro com isso. Bem, vou colocar a sinopse do livro para quem ainda não conhece e depois a minha resenha.

Sinopse

Agosto de 1991. Aos 66 anos de idade, Doran Visich se vê diante do maior dilema da sua vida. O homem que escapou milagrosamente dos campos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e que sobreviveu a uma perseguição implacável durante a Guerra Fria, parece sucumbir diante da constatação irrefutável de que desta vez não poderá vencer. Será? O Arquiteto do Esquecimento revela os 113 anos de uma vida carregada de reviravoltas fantásticas. Único cientista capaz de decifrar o código químico para a criação de uma nova droga que irá revolucionar o mundo científico – uma droga capaz de apagar a memória humana -, o protagonista involuntariamente envolve-se num arriscado jogo da CIA que acaba culminando no assassinato do presidente John Kennedy. O livro viaja no tempo percorrendo o intervalo que vai de 1925 a 2038. Doran Visich cresce numa comunidade rural no interior da Polônia, enfrenta a crueldade dos campos nazistas, consegue escapar, refugia-se na Áustria, foge para os Estados Unidos e trabalha clandestinamente numa gigante farmacêutica enquanto busca desesperadamente se reencontrar com o seu passado. Quando a vida parece lhe sorrir, ele se vê obrigado a recorrer a um perigoso plano e mergulha num estado de coma que o “apaga” por quase meio século. Ao despertar ele terá respondidas as questões que transformaram a sua história. Quanto tempo alguém é capaz de esperar pela resposta que poderá mudar a sua vida? Doran Visich esperou quase 100 anos! O passado, enfim, revelará a verdade que ele não conhecia. A trama arrasta o leitor numa profusão de intrigas, perseguições, assassinatos, chantagens e reviravoltas impressionantes que conduzem ao final surpreendente. O Arquiteto do Esquecimento - uma história de ódio e perdão; de perseverança e regate; de esperança e salvação.

Resenha:

Eu amei o livro. Bulzara tem uma narrativa ágil, apesar de ser bem descritiva, a história prende a atenção do começo ao fim. Eu só largava o  livro porque precisava fazer outras coisas, mas a vontade era de ler o livro duma vez só.
A história de Doran Visich é muito, muito triste. Teve partes do livro que eu tive de engolir em seco para não chorar. Principalmente quando a irmã de Doran, Constantine, sofre o acidente que acarretou transtornos para toda a sua vida. E quando Doran está nos campos de concentração... Meu Deus, fico imaginando como as pessoas cometeram tantas crueldades contra seus semelhantes.
Enfim, há tantas reviravoltas na história, que só lendo para vocês entenderem. Só faço uma ressalva, e essa é minha opinião pessoal de leitora: eu senti falta de determinados fatos ocorridos entre um capítulo e outro. Exemplo: Quando Doran escapa com vida na colisão de trem e seus algozes alemães morrem, fim do capítulo. No próximo ele já está são e salvo em outro lugar e já decorreu bastante tempo. Fiquei a imaginar o que aconteceu nesse hiato de tempo (e se era essa a intenção de Bulzara, ele está de parabéns, porque fiquei imaginando mesmo), mas eu gostaria que o autor tivesse relatado a vida de Doran nessa parte.
Outro hiato que fiquei imaginando foi sobre o romance de Doran e Isabel. Gostaria também que Bulzara tivesse narrado um pouquinho do romance deles.
Entretanto, isso tudo não interfere em nada ao bom andamento da história. São desejos meus, e isso não impediu que eu amasse a história e ficasse com ela na cabeça por vários dias. Mas aviso para quem for ler: prepare o coração e uma caixinha de lenços para os mais sensíveis. Você vai precisar.

Agradeço de coração ao Marcos Bulzara por ter me dado a oportunidade de ler este belíssimo livro e desejo todo o sucesso do mundo na sua carreira de escritor.

E se vocês quiserem visitar o site do livro é só clicar http://www.bulzara.com.br/

Espero que tenham gostado da indicação. Deixem seus comentários e me façam feliz!!!

Beijos!

6 comentários:

  1. Que massa, gostei muito desse livro e da resenha.

    Aceito de presente rs

    Deveria sortear, Eliane :D

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eliane! Adorei este romance. O Marcos é ótimo! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Deu vontade de ler tb!
    Ótima resenha!

    Bj
    Pri
    Entre Fatos & Livros

    ResponderExcluir
  4. Estou muito curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da resenha! está na minha lista de futuros livros que lerei ;]

    Beijão
    Iza
    Três estrelinhas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.