terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Resenha: Um Sonho a Mais (Fernanda Meireles)

Olá gente!! Acabei de ler um manuscrito que ganhei na promoção "Neste Natal eu quero Autores Nacionais" realizado pelo blog Apaixonada por livros da minha querida amiga Márcia. É "Um Sonho a Mais" da querida Fernanda Meireles. Na realidade tenho que fazer um post com todos os livros que ganhei nesse sorteio, mas como ainda não chegaram todos e eu já li o manuscrito, preciso contar para vocês o que eu achei.

Sinopse

Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos, criada pela mãe costureira, abandonada pelo pai ainda muito pequena, sentiu na pele a dificuldade de uma vida mal planejada ou levada pelo acaso. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha.

Na escola só tem um amigo, Dinho, um jovem rebelde capaz de criar caos por onde passa e mesmo assim ser visto com bons olhos por Fabi. Mas no meio do último ano do segundo grau, uma das peripécias de Dinho acarreta em uma grave suspensão. Sua mãe, preocupada, decide afastá-lo de quem julga ser a culpada pelas atitudes de seu filho, a própria Fabi.

Então o segundo semestre começa. Fabi não tem mais a companhia de seu único amigo, seu paquera passa as férias em outra cidade enquanto ela fica trancada em casa por conta do mês mais chuvoso de sua jovem vida. Com certeza não era nada animador, mas tudo na vida de Fabi estava prestes a mudar.

Melissa e Daniel são irmãos, ela tem 17 e ele 18 anos, mas por causa de uma época meio rebelde, ambos estão no mesmo ano colegial. Provenientes de uma família da classe média alta, os irmãos enfrentam a dura perda do pai, um advogado bem sucedido. A mãe decide ir morar por uns tempos com um parente em busca de apoio e coloca Mel na escola mais perto, uma pública.

A amizade de Mel e Fabi é instantânea, assim como a atração entre ela e Dane. Depois de uma enrolada e quase cômica fase de conquista, Fabi aceita namorar-não-namorando. Afinal, as provas para as universidades exigiam sua total atenção.

Muitas confusões acontecem antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor, mas nada será fácil já que Dinho retorna à escola e encontra sua paixão reprimida nos braços de outro.

Intrigas, ciúmes, armações, desilusões e escolhas surpreendentes apaixonarão cada jovem leitor que ousar embarcar nas emoções de “Um sonho a mais”.

Resenha:

Eu me apaixonei pela história. Li rapidamente o manuscrito porque não conseguia largar. A Nanda escreve de uma forma tão envolvente que eu me vi transportada para dentro da história. Gente, eu lia e ouvia os diálogos de uma forma tão real. Lembrei-me dos tempos do colégio onde tínhamos emoções tão conflitantes. Lendo "Um sonho a mais" lembrei-me da minha época de estudante pre-vestibular e do tormento que era ficar com a cara enfiada nos livros. Olha, não tenho palavras para expressar como essa história me conquistou. A Fernanda escreve de uma maneira maravilhosa e singela. Conseguiu nos mostrar todas as emoções de cada personagem e ao mesmo tempo mostrar valores que hoje estão tão esquecidos: amizade, respeito, amor verdadeiro, ter um objetivo na vida etc. E além de tudo isso, Fernanda conseguiu escrever uma história sem apelação, uma história de amor singela e cativante. Muitos poderão dizer que eu sou careta, e que hoje não tem mais essa, mas eu me surpreendi com a história e a escrita de Fernanda Meireles. Amei de paixão a história. Que me perdoem os céticos, mas essa é uma história de amor dedicada aos românticos de plantão, no caso, eu que amo histórias com final feliz.
Além da história linda, Fernanda teve um cuidado tão grande ao escrever que eu encontrei pouquíssimos erros de ortografia e concordância. Uma revisão deixará o livro perfeito e sem muito trabalho.
Parabéns Fernanda Meireles, espero que em breve possamos ver seu livro publicado e que você possa nos brindar com mais histórias lindas como esta.

Quem quiser conhecer mais sobre a autora e sobre o livro cliquem:

http://www.fernandameireles.com/
http://lendosobrelivros.blogspot.com/
http://www.skoob.com.br/livro/99189-um-sonho-a-mais
http://twitter.com/Um_Sonho_A_Mais

Leiam autores nacionais. Temos ouro na nossa terra e muitos dão as costas. Incentivem a literatura nacional.






Espero que tenham gostado da indicação. Deixem seus comentários! Sabe por que? A Fernanda Meireles disponibilizou dois marcadores personalizados para serem sorteados para os comentaristas deste post. Olha só que lindo!


Beijos!!

17 comentários:

  1. Oi, Eliane.

    Poxa, fiquei toda boba aqui com sua resenha, rs. Que bom que você gostou.

    Esse foi meu primeiro romance e meu intuito sempre foi fazer justamente uma leitura leve, agradável, divertida e que ressaltasse alguns valores que os jovens de hoje não ligam muito. Fico encantada quando o leitor capta essa mensagem *-*

    Obrigada por tudo e pode ter certeza que em breve o livro estará disponível à todos que desejarem conhecer a estória.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bela resenha! Parabéns Eliane!
    O livro da Nanda USM é realmente um sonho! Sou apaixonada pela história e fã da Fabi e do Dane!
    Uma história linda e emocionante que nos leva a viver emoções tão gostosas da nossa adolescência!
    Parabéns pelo livro Nanda! Lindo demais!!!
    bjus meninas

    ResponderExcluir
  3. Parece meu tipo de livro (também sou uma romântica de plantão rsr)
    Amei a resenha parabéns

    ResponderExcluir
  4. Olá Eliane, adorei a sua resenha e percebi o quanto este livro é mesmo bem interessante. Adoro romance e fiquei muito curiosa para acompanhar também o livro da Nanda!! Espero ter a oportunidade de ler e espero que ele seja publicado em breve.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser tão comum, tão simplista...

    Mas sua resenha me convenceu. Acho que vale a pena ser lido mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, vou responder ao Desafio literatura nacional que me indicou e hoje mesmo postarei no blog, depois passe para conferir :)
    Obrigada por responder ao meme, tô doida para comprar uma mini luminária para ler a noite mas nao sei onde achar =/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia da história e gostei muito de sua resenha também!
    A autora disponibilizaria o primeiro capítulo para leitura, se possível?

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, o livro parece ser bem legal, adoro romance!!! Naum conhecia, adorei a dica!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida me identifiquei! Serei uma romântica toda a vida hihihi

    Essa fase de vestibular não está tão distante de mim... Praticamente passei pelo mesmo que a Fabi passa em Um Sonho a Mais. E sei como não é nada fácil ter que se dividir entre estudos e namorado.

    Parabéns para a Nanda, mais uma autora brasileira! Muito sucesso para ela!

    Beijos!
    Ingryd Lessa

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora. Adorei a sua resenha, fiquei emocionada e super curiosa também. Adoro histórias assim, que nos marcam de alguma forma.

    Mais um pra listinha!
    @thaorteg

    ResponderExcluir
  11. Oieeeeeee!
    Que saudade! Obrigada pelo comentário no meu blog...

    Adorei a resenha e os detalhes que você deu sobre o livro, mas não parece ser muito parecido com o que gosto ler... ando meio rebelde, sabe?!

    Um beijo grande!

    Flafli

    ResponderExcluir
  12. Qundo li o titulo do livro não esperava que a historia seria esse estilo colegial!
    Adorei a sinopse, parece ser muito bom mesmo.
    E como voce disse, só pelo que li, lembrei do tempo da minha escola, não sei porque, acho que naquela época as emoções eram maiores do que agora na faculdade.
    Adorei a resenha, muito bem escrita!!
    Adorei o marcador, tomara que eu ganhe!! =D


    Abraço


    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi flor tem selinho pra você lá no blog.
    Beijos
    Garota eclética

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha Eliane e parabéns para Nanda pelo livro.

    Beijos

    André de Lima
    http://seriesterritorios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. É tão bom quando um ator escreve um livro tão envolvente ao ponto de nos transportar para a história. É esse tipo de livro que me encanta e me conquista, ou melhor, me marca.

    Parabéns pela resenha!!!!


    Desculpa o sumiço, mas eu tive um problemas pessoais que expliquei numa postagem do blog, mas felizmente tudo voltou ao normal e estou de volta.

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  16. Oownti, adoreeei a resenha! Pela sinopse, o livro deve ser incrivel! Adorei mais ainda o nome do livro, te traz muita.. Não sei, esperança, e até mais vontade e curiosidade ainda em ler.
    Com certeza, a epoca de colegial é sempre maravilhosa, e provavelmente ficará sempre marcado na mente. Afinal, a adolescência, dizem que é a melhor fase da vida né =D

    xx carol

    ResponderExcluir
  17. Que lindo livro! O que me encanta nos livros nacionais é que a proximidade dos fatos, é como se a gente conhecesse os protagonistas. Muito boa sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.