sábado, 20 de agosto de 2011

Entrevista com Camila Nascimento Silva, autora do livro VOCÊ TEM MEIA HORA

Olá pessoal! Estou de volta com uma bela entrevista com a Camila Nascimento, autora do livro Você tem meia hora (resenha aqui!). O livro será lançado na Bienal do Livro no Rio de Janeiro agora em setembro. Não percam a oportunidade de conhecer a autora, pois ela mora em Londres, mas estará na Bienal!


O livro Você tem meia hora será lançado pelo Selo Subtitulo da Editora Oficina de Letras. Visite o site e veja os lançamentos: http://www.subtitulo.com.br/index.php/selo/


Vamos então à entrevista!

1) Quem é Camila Nascimento Silva?

Uma contadora de histórias. Uma pessoa muito observadora que tem sempre na bolsa um lápis e um caderninho pronto para anotar desde a expressão engraçada que ouvi na fila do mercado até a sensação que tive ao observar uma escultura pela primeira vez.

 

2) O que pode nos contar sobre você? 

Nasci no Rio de Janeiro e há alguns anos troquei o calor tropical pelo frio europeu. Em Londres, onde moro
, trabalho com história da arte e faço traduções.

 

3) Como surgiu o desejo de escrever um livro? 

Tenho uma ligação muito forte com as artes. Estudei ballet, fiz teatro, trabalho num museu, toco um instrumento musical... Escrevo desde os doze anos e creio, portanto, que o livro tenha surgido na minha trajetória como mais uma possibilidade de expressão para algo que eu j
á fazia há muito tempo. Escrever um livro nao foi exatamente uma decisão tomada, mas sim algo que cedo ou tarde aconteceria. 

4) E como surgiu a idéia para escrever Você tem meia hora? 


Surgiu numa sexta-feira chuvosa de março, numa mesa de bar da Lapa no Rio de Janeiro! Uma amiga comissária de bordo me contou uma história que me deixou absolutamente perplexa! Desde o primeiro momento soube que teria um livro! Naquela madrugada mesmo, cheguei em casa e comecei a investigar, pesquisar e construir os personagens. Mas várias coisas aconteceram, eu me mudei para Londres e o projeto se perdeu. Passaram-se anos até que eu resgatasse a história das profundezas do meu computador e quando finalmente o fiz, Londres já exercia uma grande influência sobre mim. Resultado: A trama era outra. A historia ganhou uma dinâmica totalmente diferente, com novos conflitos e personagens multiculturais. Paralelo a isto, eu tinha muita vontade de falar com as mulheres da minha geração. Queria imprimir num livro a sensação gostosa de passar a tarde conversando com uma amiga e foi nesse processo tumultuado de muitos pensamentos e aspiracoes que nasceu
VOCÊ TEM MEIA HORA.

5) Quanto tempo levou para terminar seu livro? 

Concebi a ideia h
á uns 5 anos e levei cerca de 14 meses entre a escrita e a pesquisa. 


6) Como foi para publicá-lo? 

Quando retomei o projeto de
VOCÊ TEM MEIA HORA decidi que o livro seria escrito em inglês porque eu já morava aqui e sabia das dificuldades, preconceitos e limitações do mercado literário no Brasil. Porém, após escrever os dois primeiros capítulos em inglês, percebi que era para o Brasil que eu queria contar essa história, então resolvi encarar o desafio. Nunca enviei originais do meu livro para as grandes editoras porque não acredito no método nem no critério. Escolhi uma editora que operasse no sistema "on demand" e tive sorte, pois em menos de dois meses recebi o convite do meu editor, o Lorran Feital que tem uma proposta super inovadora, para lançar VOCÊ TEM MEIA HORA pelo selo Subtítulo da editora Oficina dos Livros e estou bastante feliz com a repercussão que o livro vem tendo.


7) Já tem idéia pra uma próxima obra? 

Claro! J
á comecei a pesquisa e construção dos personagens do meu novo romance.

8) O que você diria para quem ainda não leu seu livro?
 
Eu diria que VOCÊ TEM MEIA HORA inspira o amor, a paixão e a amizade. Mas inspira acima de tudo a vontade de viver e, se for preciso, de recomeçar. Sempre. 
 

9) Gostaria de acrescentar alguma coisa?


Queria agradecer aos leitores e dizer que dia 03 de Setembro VOCÊ TEM MEIA HORA será lançado na Bienal do Livro (estande P19, pavilh
ão verde) junto com outros dois livros interessantíssimos que valem muito a pena ler (Azul Miosótico, do Yuri Emanuel e Cultivados, do Rodrigo Baptista) e nós estaremos lá esperando todos vocês!


Bom, ADOOOOREI responder suas perguntas, Eliane!!!
 
E eu adorei ler seu livro e conhecer um pouquinho sobre você Camila! Muito obrigada por ter me concedido a honra de ler seu livro! Desejo muito sucesso para você e espero que você possa nos brindar com mais histórias tão interessantes como foi no livro Você tem meia hora!

E aí pessoal, gostaram da entrevista? Deixem seus comentários e façam uma blogueira feliz!

Beijos!!

2 comentários:

  1. Hey, Eliane!

    Já vi alguns blogs falando desse livro, estou super curiosa pra ler!
    Parabéns pela entrevista! =)

    Beijinhos e ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliane!
    Puxa, adorei a entrevista com a autora, minha parte favorita dos blogs literários.
    Gostei de saber como tudo começou na vida dela, e infelizmente, HOJE< tenho que concordar, que o método das grandes editoras para avaliação de originais é frustrante, realmente hoje também não acredito!
    Mas fico feliz de ver que outros conseguiram alcançar a sonhada publicação, mostra que o país tem acordado e precisa se despertar muito mais para a literatura nacional!
    Amei!
    Sucesso pra autora!
    bjs
    Dri

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário (faça uma blogueira feliz) e na medida do possível, responderei aqui mesmo.